dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    
Irrigação e Pulverização  
Fertirrigação via Gotejamento
Os nutrientes são diluídos na água e aplicados de forma a infiltrar no solo, predominando a absorção radicular e não foliar
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Netafim
09/02/2010

A fertirrigação consiste, de modo geral, na fertilização combinada com a irrigação, isto é, os adubos minerais são injetados na água de irrigação para formar “água de irrigação enriquecida”. A prática da fertirrigação é difundida em todo o mundo, desde regiões secas e áridas até regiões úmidas e chuvosas com intensa perda de sais por lixiviação.

A adoção da irrigação por gotejamento, além de garantir um suprimento adequado de água a planta, é também um veiculo prático para a aplicação de fertilizantes e defensivos – a quimigação.

No sistema de fertirrigação por gotejamento, os nutrientes diluídos na água são aplicados de forma a infiltrar no solo, predominando a absorção radicular e não foliar. Nesse sentido, o conhecimento do comportamento dos nutrientes no solo, com relação à sua mobilidade, e a exigência da cultura durante o ciclo são fatores importantes a considerar no manejo dos fertilizantes através desse sistema, indicando, também, as vantagens e economicidade de sua utilização.

A prática da fertirrigação não é exclusiva dos sistemas de irrigação localizada. Entretanto, neste sistema, pode-se conseguir melhores eficiências na aplicação de adubos, pois os nutrientes são aplicados somente na região do sistema radicular e com maior uniformidade de distribuição.

Para que os benefícios da fertirrigação sejam obtidos os seguintes passos devem ser seguidos rigorosamente:

a)Definição da quantidade de nutrientes e parcelamento, um engenheiro agrônomo deve ser consultado para definir as quantidades de nutrientes que a planta necessita bem como sua distribuição ao longo de suas distintas fases fenológicas, já que as mesmas são variáveis.

b)Escolha do fertilizante, a única exigência feita a um fertilizante para que seja usado em fertirrigação é que ele seja solúvel em água.

c)Compatibilidade entre fertilizantes, é fundamental observar a compatibilidade das fontes usadas no preparo da calda a injetar ou misturas de adubos líquidos, alguns fertilizantes podem conter sais em sua fórmula que reagem com os contidos em outro, podendo formar precipitados.

d)Solubilidade dos Fertilizantes, para cada fertilizante há uma quantidade máxima que pode ser dissolvida em um determinado volume de água o qual não pode ser ultrapassado. Abaixo solubilidade dos fertilizantes mais comuns em fertirrigação.

 

e)Início da Fertirrigação, realizar a injeção do fertilizante somente após o sistema de irrigação estar pressurizado, válvula ou registro do setor abertos e pressão no cabeçal de controle dentro da estabelecida no projeto.

f)Fim da Fertirrigação e Tempo de Avanço, após a injeção de toda a solução preparada para o setor e fim da fertirrigação, manter o sistema de irrigação funcionando neste setor por um determinado tempo, é o tempo de avanço.

Introdução a  Nutrirrigação

A fertirrigação quantitativa consiste na aplicação de uma determinada quantidade de fertilizantes, seguindo uma agenda de parcelamento durante o ano agrícola, levando-se em conta a curva de absorção nutricional da cultura em questão e não apresentando uma relação direta com o volume de água irrigado (Kg de fertilizante /ha)

A Nutrirrigação é um conceito especial para tecnologias que fornecem soluções nutritivas disponíveis para as plantas (Kg de fertilizante/ m3 irrigado) de acordo com a sua necessidade fenológica, complementado com fornecimento de água em diferentes níveis de freqüência.

A Nutrirrigação, se dá com a aplicação intensiva de solução nutritiva às plantas,  aumentando a frequencia de aplicação e consequentemente a disponibilidade de nutrientes.

O operador define os aspectos da solução nutritiva e o sistema faz a injeção de fertilizantes com alta precisão e controle, sendo requerido para isso uma unidade injetora de fertilizantes automatizada, com vários canais mantendo uma solução nutritiva na água durante boa parte ou em todo o período de irrigação, ou seja, a fertirrigação deixa de ser quantitativa e torna-se proporcional.

Ao falar de solução nutritiva, estas três variáves estão muito relacionadas entre si. A salinidade é a concentração de sais na solução, a condutividade elétrica é uma forma de expressar a concentração de sais na solução e o pH é o indice da concentração dos íons H+, pela qual condiciona a solubilidade dos diferentes sais, portanto, a concentração da solução nutritiva será mais eficiente ao cultivo empregado guando não exceder a tolerância a sais que este cultivo apresenta em cada fase fenológica de sua vida.

Portanto a Nutrirrigação é uma ferramente que permite o forncimento de nutrientes em doses variáveis a cada irrigação, evitando assim desperdícios, lixiviação e momentânea salinização excessiva e garantindo maior eficiencia na absorção radicular pelas plantas.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
josé Barbosa da Silva
19/06/2013 - 14:58
O sistema de irrigação por gotejamento é um dos sistemas mais apropriados, devido a utilização da fertirrigação no mesmo equipamento..A distribuição dos nutrientes em perfeita harmonia na distribuição dos nutrientes...

otavio h. carvalho
06/11/2013 - 10:35
Preciso saber, para irrigar 100 ha. de cana,pelo sistema de gotejamento, que economisa agua, quanto seria necessario de agua para funcionar, usando somente na seca, apos a colheita em setembro de cada ano, apos a aplicação de vinhaça por rolo.

everaldo pereira
26/09/2018 - 19:38
Preciso irrigar20 hectares de limao e banana qual o melhor metodo e possivel um projeto pela netafim?

Everaldo Pereira

1950ep@gmail.com
Telefone 071.33420026 ou 071 988118839
Aguardo resposta

Para comentar
esta matéria
clique aqui
3 comentários

Irrigação e Pulverização - Artigos já Publicados

AgroPlan
Irrigação do eucalipto logo após o plantio
07/04/2011

AgroPlan - UFV
Tecnologia simples para o manejo da irrigação
24/11/2010

Netafim
Floresta irrigada
07/06/2010

Netafim
Manejos e práticas agrícolas em Citrus
17/05/2010

Netafim
Cana-de-açúcar irrigada por gotejamento
14/04/2010

Netafim
Nutrirrigação com a cultura do café
19/03/2010

Netafim
Características da Fertirrigação
22/01/2010

Netafim
Características da Irrigação por Gotejamento
12/11/2009

Conteúdos Relacionados à: Irrigação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada